quinta-feira, 8 de março de 2012

MOVIMENTO DE MULHERES DO NORTE DE MINAS CONTINUA ARTICULAÇÃO EM 2012

Foi convocada para a próxima sexta-feira, dia 24, a Assembléia Geral da Associação do Coletivo de Mulheres Organizadas do Norte de Minas que acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. Segundo Maria de Lourdes Souza Nascimento, diretoria do Sindicato e coordenadora da Associação, “estão convidadas a participar da reunião todas as mulheres associadas e também as que pretendem se associar”. Além das pautas de praxe como a socialização do andamento dos trabalhos, prestação de contas, entre outros, a Assembléia será aproveitada para planejar a III Marcha das Mulheres do Norte de Minas que acontecerá nesse ano, no município de Taiobeiras.

A última versão da Marcha, que ocorreu em 2011, aconteceu entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba e contou com a participação de mulheres de 33 municípios da região, sendo em sua maioria trabalhadoras rurais, totalizando a presença de quase mil mulheres na passeata, segundo dados da Polícia Militar. A primeira versão em 2010, foi em Montes Claros e parou o centro da cidade que é considerada a capital norte-mineira.

Agora, no ano de 2012, a terceira versão pretende continuar “chamando a atenção da sociedade para a violência contra a mulher que está em todos os cantos do Norte de Minas”, afirma Maria de Lourdes. Segundo ela “é preciso mostrar para as companheiras que vivem no seu canto, sofrendo caladas que não estão sozinhas na luta e que tem um grupo de mulheres lutando para que todas tenham justiça, igualdade e liberdade”. Além disso, o movimento tem como objetivo chamar a atenção para a participação das mulheres nos espaços da sociedade como um todo, seja nos debates, nas organizações, assim também como na política. A III Marcha das Mulheres do Norte de Minas acontecerá no dia 17 do mês de março, considerado o mês da mulher e pretende parar as ruas taiobeirenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário